sexta-feira, 17 de abril de 2009

Turnê Pele do Asfalto explora a palavra além do papel



Nem toda poesia é música, nem toda música é poesia. Então para onde esvair as poesias que não são tanto música? Ou ainda, para que fazer poesia só para que ela vire música?

Danislau Também é experimentador da interface da palavra, compositor e vocalista da banda Porcas Borboletas, escreve no blog Starputz e interage bastante com outros “manipuladores” da palavra, seja ela escrita, falada ou cantada. Já fez parcerias com Arnaldo Antunes, Clarah Averbuck, Arrigo Barnabé etc.

Em 2009, Danislau lidera a Turnê Pele no Asfalto, que reúne diversas expressões de artistas cujos trabalhos se destacam por uma forte ênfase na palavra, mas que, por outro lado, se desenvolvem por outras modalidades de arte, além da literatura impressa em livro. Todos os artistas da são escritores. E são todos, também, artistas de palco, artistas da palavra vocalizada, encenada.

A turnê faz parte da programação do Conexão Vivo, com apresentações em Uberlândia e Belo Horizonte, em março e abril, respectivamente. Leia entrevista com Danislau Também no Portal Fora do Eixo.

Abriu a turnê em Uberlândia, o monólogo “Mercadoria e Futuro”, de Lirinha, mais conhecido por seu trabalho na banda Cordel do Fogo Encantado. Bebendo muito na fonte dos vendedores de praça e fazendo um humor bem próximo dos clowns, Lirinha apresenta um verdadeiro espetáculo misturando poesia, cordel, música e aparatos tecnológicos diversos.

Com o pretexto de vender um livro contendo “poesia do futuro”, o personagem Lirovsky abusa da metalinguagem e das lembranças de infância de Interlândia (sua terra natal), e prende a atenção do público do começo ao fim. É divertido o espetáculo que debate poesia, profecia, valor, mercado e até estratégias de venda.

Starputz é bem mais desconstruído em discurso, não chega a ser um monólogo, nem um recital, e também não deixa de ser as duas coisas ao mesmo tempo. É quase uma instalação: projeções de vídeo, locuções em off e declamações do poeta. Os assuntos são a escrita, a palavra, a poesia e conversas com a consciência.

Chacal, grande poeta carioca, apresentou um clássico recital, declamando suas obras uma após a outra. Chacal é grande incentivador do poema falado, é um dos fundadores do projeto CEP 20.000, espécie de sarau, com convidados especiais e microfone aberto para todos que quiserem expor seus poemas.

A Turnê Pelo no Asfalto conta ainda com intervenções de Vane Pimentel e Danislau Também entre os shows do festival Conexão Vivo 2009, que acontece em Belo Horizonte de 18 a 26 de abril, veja a vinheta abaixo.



Texto por Camila Cortielha, do coletivo Pegada
Fotos por Margo Nagoa

2 comentários:

  1. Olá galera! Estou procurando musicos bons para um novo selo que vai abrir no brasil. Voces tem alguem pra indicar?

    Podem mandar o material da banda/ musico para sorayha.gds@gmail.com
    Eu faço a triagem inicial.

    Abraços
    Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá.....também sou músico independente e estou conhecendo outros musicos e blogs.....venha conhecer meu blog

    abraços

    Juninho

    ResponderExcluir